No ciclo reprodutivo de alguns fungos aquáticos, há a produção de gametas flagelados, que se fundem e geram zigotos que produzirão novos indivíduos. Nos fungos terrestres, existe um ciclo de reprodução no qual há produção de esporos por meiose. Desenvolvendo-se, esses esporos geram hifas haploides que posteriormente se fundem e geram novas hifas diploides, dentro dos quais ocorrerão novas meioses para a produção de mais esporos meióticos. Alternância de meiose e fusão de hifas (que se comportam como gametas) caracteriza o processo como sexuado. O esquema da figura abaixo ilustra um ciclo de reprodução genérico, válido para a maioria dos fungos. Muitos alternam a reprodução sexuada com a assexuada. Em outros, pode ocorrer apenas reprodução sexuada ou apenas a reprodução assexuada.
De modo geral, a reprodução sexuada dos fungos se inicia com a fusão de hifas haploides, caracterizando aplasmogamia (fusão de citoplasmas). Os núcleos haploides geneticamente diferentes, provenientes de cada hifaparental, permanecem separados (fase heterocariótica, n + n).Posteriormente, a fusão nuclear (cariogamia) gera núcleos diploides que, dividindo-se por meiose, produzem esporoshaploides. Esporos formados por meiose são considerados sexuados (pela variedade decorrente do processo meiótico).Algumas curiosidades merecem ser citadas a respeito da fase sexuada da reprodução:
· Antes de ocorrer plasmogamia, é preciso que uma hifa "atraia" a outra. Isso ocorre por meio da produção deferomônios, substâncias de "atração sexual" produzidas por hifas compatíveis;
· Em muitos fungos, após a plasmogamia decorre muito tempo (dias, meses, anos) até que ocorra acariogamia;
· A produção de esporos meióticos, após a ocorrência de cariogamia, se dá em estruturas especiais,freqüentemente chamadas de esporângios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário