sábado, 19 de outubro de 2013

Verruga Genital

Causador: papiloma vírus humano (HPV)

O que é Verruga Genital?

A Verruga Genital ou Condiloma Acuminado ou "Crista de Galo", como é popularmente conhecida, geralmente aparece como uma lesão elevada, de cor avermelhada e com aspecto de uma couve-flor em miniatura. As lesões podem ser pequenas ou podem se aglomerar em grandes massas. A Verruga Genital é encontrada na vulva, na vagina, na cérvice uterina, pênis, ânus e uretra. Alguns vírus causadores da Verruga Genital podem causar câncer de cérvice, vulva, vagina ou pênis.

Quais são os sintomas da Verruga Genital?

O indivíduo pode notar a Verruga Genital de 1 mês a vários anos após a infecção. Elas geralmente não são doloridas, porém causam coceira. Se não forem tratadas, elas podem obstruir a uretra, vagina e ânus, causando extremo desconforto para o paciente.

Como é diagnosticada a Verruga Genital?

A Verruga Genital é diagnosticada através da inspeção da lesão, por um médico. Recentemente, foi desenvolvida uma técnica para se avaliar a presença de DNA viral nas lesões.

Como a Verruga Genital é transmitida de pessoa para pessoa?

Geralmente, a transmissão se dá por sexo vaginal, anal ou oral. A Verruga pode não necessariamente estar presente. É importante a disseminação da doença por pacientes que não sabem que estão infectados, pelo fato de a lesão poder ser de difícil visualização (principalmente no caso de lesões na vagina).

A Verruga Genital é curável?

A Verruga Genital pode ser tratada, porém não é curável. O tratamento é feito com aplicações sucessivas de uma solução que queima ou congela a lesão, durante várias semanas. Apesar de as lesões desaparecerem, o vírus permanece ainda no organismo e em 20% dos casos as lesões reaparecem (em situações de stress).

Como se previne a transmissão do HPV?

Pessoas com apenas um parceiro sexual têm menos chances de adquirir o HPV. É muito importante o uso de camisinha e espermicidas. A camisinha é uma barreira entre o organismo e o vírus causador da Verruga Genital. Os espermicidas ajudam a eliminar qualquer micro-organismo que entre em contato com eles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário